Tela Alunos

A Pintura Expontânea é para todos, sem distinção de idade ou sexo, com ou sem qualquer experiência artística.
Os dois exemplos a seguir referem-se à contribuição de estudantes que já haviam recebido treinamento em pintura. ​Outros exemplos de estudantes sem treinamento prévio em pintura –  constam também deste “site”.

Revelando-se Para a Luz

Este é o caso de uma participante que, durante 6 anos, ao pintar somente utilizava a cor negra: um de seus filhos morrera de câncer. No processo evolutivo de  seus trabalhos podemos observar que ela passou,gradualmente, a utilizar cores mais claras:  eu diria que, da mesma forma, tal como nas pinturas,  sua vida pessoal  passou também a admitir percepções mais claras e cada vez menos obscuras. Essa transformação simboliza, a meu ver, a admissão de novos sentimentos de gratidão pelo simples fato de estar viva, permitindo deixar para trás sensações de culpa e de tristeza. Trata-se de fenômeno comum no qual as pessoas permitem inicialmente demonstram por meio das pinturas as transformações que mais tarde irão refletir-se em suas vidas.

Auto-Revelação

Por intermédio do Processo de Pintura Espontânea os sentimentos de medo que dominavam o comportamento desta participante
foram aos poucos se transformando. Suas pinturas motivaram-na a enfrentar o mundo com destemor,
com coragem para demonstrar que ela realmente era, para ser ela mesma.
O Processo permitiu que ela passasse a expressar sua conexão com uma força de luz maior, a força da vida.